quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bacalhau

O começo do bacalhau no Brasil

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que aconteceu em 1843.Na edição do Jornal do Brasil de 1891 está registrado que os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico "Bacalhau do Porto" e discutir os problemas brasileiros. Mais de um século depois, ainda são muito comuns nos restaurantes especializados estes "almoços executivos", onde a conversa sobre negócios é feita saboreando um bom bacalhau.

A tradição popular do bacalhau
Durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, sempre presente nas mesas das camadas populares. Era comum nas casas brasileiras o bacalhau servido às sextas-feiras, dias santos e festas familiares.
Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, restringindo o consumo popular. Ao longo dos anos foi mudando o perfil do consumidor do bacalhau, e o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.
Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins. Como em Portugal, também desperta paixões e inspira famosos escritores.

Aproveitando que estamos falando de Bacalhau prepare um delicioso:

Bacalhau Acebolado

Ingredientes:

4 posta de bacalhau
4 cebolas
100 g de margarina
3 tomates
3 folhas de louro
farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
1 xícara de azeite

Modo de preparo:

Deixe o bacalhau de molho por 24 horas na geladeira, trocando a água pelo menos 4 vezes. Retire o bacalhau e enxugue-o em papel absorvente. Passe as postas de bacalhau por farinha e frite-as em azeite bem quente, reserve. Leve a margarina ao fogo, juntamente com a cebola, o tomate cortado em rodelas, as folhas de louro, uma pitada de sal e de pimenta. Deixe ferver até apurar. Coloque o bacalhau em uma travessa e regue as postas de bacalhau com esse molho de cebolas e sirva. Acompanhe com batatas cozidas.

Fonte: bacalhau.com.br
          saborearte.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário